agosto 24, 2015

Petiscos deliciosos... (II)

... da Nossa querida Amiga Cristina Rodrigues!
Polenta no forno
A polenta eu faço com sêmola de milho e água. O resto é só temperos a gosto caso se queira. Normalmente faço um bocado a olho, mas é por ex uma chávena de sêmola e 3 chávenas de água. Misturar a sêmola na água a ferver (se tiver uso água de cozedura de legumes ou pode juntar-se um pouco de caldo de legumes) e misturar sempre para não ganhar grumos. Cozinhar em lume brando e mexer sempre, são cerca de 5m - se necessário colocar mais água. Temperar com sal e azeite (podem juntar-se ervas aromáticas), no final depois de desligar o fogão costumo juntar um pouco de levedura de cerveja. Depois é despejar numa taça ou tabuleiro retangular e espalhar bem. Deixar repousar 1h (ou pôr no frigorífico) e depois cortar do tamanho que se deseja. Untar um tabuleiro com azeite, salpicar um pouco mais de azeite em cima e levar ao forno a dourar (depois a meio pode virar-se para dourar de todos os lados). Às vezes corto em palitos e parece batatas fritas - a minha filha mais velha comeu algumas vezes a pensar que era batatas fritas.

Com a sêmola tb dá para fazer tipo puré, mas aí leva mais água e tem de ser consumida logo. Eu faço muitas vezes, que as minhas filhas adoram assim mole, além de ser super rápido e fácil de fazer quando se tem pouco tempo. Fica pronto em menos de 10m. A polenta há tb quem faça com farinha de milho. Quando me sobra sêmola tipo puré, depois para a refeição seguinte uso o resto para fazer polenta porque entretanto solidifica.


"A polenta é de origem italiana, preparada com farinha de milho. Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita. Pode ser recheada com vários molhos ou outros ingredientes, acrescentados enquanto ela ainda está mole................. na Ilha da Madeira, há um prato típico muito parecido, as papas de milho"

Sem comentários:

Enviar um comentário