agosto 12, 2015

Tofu ao sésamo com...



... batata salteada com pimentão doce e legumes com creme de aveia. Delicioso!

A Nossa Querida Amiga Rita Faleiro Jahn fez e explica:

Tofu caseiro:
Coloco grãos de soja de molho (cerca de 250/300g) durante a noite. Trituro no liquidificador com a proporção duas medidas de água para uma de grãos. Depois, com um pano de algodão (preferencialmente uma musselina já fora de uso), coo e retiro a okara. Reservo. O líquido resultante (dá cerca de 2L) levo ao fogo até ferver e quando ferver junto nigari (cerca de duas colheres de chá, mas depois vou rectificando). Quando coalhar, deixo descansar um bocado e depois com uma escumadeira retiro o leite coalhado para um passador/escorredor forrado com um pano de algodão que deixe passar a água (por isso tenho uma vasilha por baixo do escorredor). Tapo com o pano e coloco um peso por cima. Vai ao frigorífico umas horas e já está!

Depois é o segundo passo da receita

Tofu ao sésamo com batata e legumes:

Cortar o tofu aos cubos e colocar numa marinada a gosto (usei molho de soja e condimentos vários: gengibre em pó, cravinho, tempero para saladas... o que tiverem em casa!). Saltear num pouco de óleo de côco em lume baixo e quando estiver douradinho colocar sementes de sésamo e deixar torrar um pouco.

Entretanto, noutra frigideira, colocar couve coração e bróculos (ou outros legumes a gosto) e saltear num pouco de óleo de côco e depois ir colocando água para não agarrar. Temperar a gosto (aqui levou pimenta caiena, canela, cravinho, cominhos em grão, gengibre, sal). No final, juntar as natas de aveia(pode fazer caseiras ***) e, se necessário (aqui foi) um pouco de goma guar(pode usar amido de milho) para espessar o molho. Rectificar os temperos a gosto.

Finalmente, na frigideira do tofu (depois de o retirar) colocar batata cozida às rodelas num pouco de óleo de côco e ir salteando. Temperar com pimentão doce e deixar criar uma crostazinha.

Empratar e... Bom apetite!


***
 "Natas" de aveia 
 Triturar 1 cháv de aveia(uso flocos) + 1 cháv de água; fica um creme que depois de aquecido engrossa ainda mais. Se acharem muito espesso adicionem mais um pouco de água ou de leite de aveia.

Sem comentários:

Enviar um comentário