agosto 31, 2015

Macarrão com pesto

2 cháv de espinafres crus (usei brócolos)
1 cháv de manjericão, salsa, coentros
1 dente de alho amassado
2 colheres de sopa de castanhas de caju (usei pinhões e amêndoas)
2 colheres de sopa de levedura
½ colher de sopa de sumo de limão
4 colheres de sopa de azeite
pimenta do reino moída na hora(usei mistura de pimentas)
sal a gosto
200g de macarrão integral

Pesto
Triture metade do espinafre junto com ervas. (reserve a outra metade para o final da receita.) Raspe as laterais do recipiente do processador empurrando os ingredientes com uma espátula e bata novamente. Acrescente o alho, as oleaginosas, a levedura, o sumo de limão e bata bem até formar uma pasta. Adicione o azeite com o processador ligado. Por ultimo acrescente o restante do espinafre e bata um pouco deixando pedaços inteiros. Verifique o sal e ajuste se for necessário e reserve.

Cozinhe o macarrão "al dente". Escorra e reserve ½ chávena da água do cozimento. Coloque o pesto num tacho em lume baixo, adicione o macarrão, misture bem e se for necessário acrescente a água do cozimento do macarrão em pequenas quantidades apenas para ajustar a consistência do molho.Você vai utilizar apenas a quantidade de água necessária para ajudar o pesto a misturar com o macarrão, portanto é melhor adicionar a água às colheradas.
Envolva o macarrão no molho e deixe aquecer.

Servi com salada de grão com tomate cereja e pimentos minis grelhados.


Receita original do blog "Veganana" da nossa querida Amiga Lori!


agosto 30, 2015

Burguer de Lentilhas



https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10153592451487813&set=p.10153592451487813&type=1&theater




https://www.facebook.com/groups/crescervegetariano/permalink/819603681490293/

One-Pot-Pasta: Esparguete-num-só-tacho-com-cogumelos


A nossa querida Amiga Carla Guerra fez e explica:

 Numa panela colocar uma courgette em pedaços pequenos, cogumelos laminados, alho picado, 1/2 caneca de ervilhas, malagueta verde e vermelha, 1 pacote de esparguete, sal, pimenta, gengibre, noz moscada, 1 litro e meio de água.
Cozer por 10 a 12 minutos sem tampa, e no fim acrescentar as natas vegetais.


A nossa dica: Use natas de aveia!

agosto 28, 2015

Dicas: Sanduiches


Dica da Oksi (acompanhe no Facebook)
Pão de centeio, alheira vegan salteada, tomate, rúcula e brotos de alfafa



"Pizza" de Beringela



Dicas das nossas Amigas:

Zélia Pais 
Faço assim: corto as beringelas em fatias de mais ou menos 1cm e ponho de molho em áagua e sal, escorro. Num tabuleiro borrifo azeite e ponho as fatias, depois ponho tomate fresco picado, queijo ralado (vegan), coentros frescos e alho fresco picadinho. Ponho outra fatia em cima e por cima desta ponho alho fresco picadinho e azeite e levo ao forno... é delicioso (aprendi a fazer em angola há 6 anos...). Também já usei creme de arroz em vez do queijo. É muito bom frio, quando faço encho sempre o tabuleiro do forno. E pode-se também congelar.

Inês Serpa:
Como topping ponho natas vegetais(*), fio de azeite e oregãos. as vezes faço o parmesão vegan com miso+amêndoa ralada+pão ralado+levedura de cerveja+alho em pó

(*)Natas de Aveia

Outras receita de Beringela

Pizza com base de Couve-flor


A nossa querida Amiga Gisela também fez...

Esta dica foi-me dada pela amiga Cátia S Ricardo Pimentel .
Meto a couve-flor triturada num pirex coberta com película aderente.

Vai ao micro-ondas 8 minutos e depois de temperar (usei sal, caril, alho em pó e orégãos) moldo no tabuleiro para ir ao forno. Cobri com polpa de tomate (caseira, que levava tomate, pimento, alho e cebola), azeitonas, milho, cebola e salsichas de tofu e orégãos. Depois de estar no forno é que me lembrei que não tinha gordura e cobri com um fio de azeite.
Foi ao forno mais para aquecer o azeite que outra coisa e ficou bom!
A base ficou tipo arroz, mas sabia mesmo bem.

agosto 27, 2015

"Arroz"de couve flor com pataniscas de grão



A nossa querida Amiga Filó fez e recomenda:

Sugestões do "Universo dos Alimentos":
"Arroz" de Couve-flor do Universo dos Alimentos
As Pataniscas


Filhoses de abóbora

A nossa querida Amiga Cristina Rodrigues diz que "E porque o Natal é quando quisermos, com a primeira abóbora colhida na horta fizemos Filhoses de abóbora. "

Com farinha de espelta, farinha de milho roxo e sementes de tukmaria (e talvez mais alguns pós de pirlimpim, uma vez que as minhas filhas ajudaram e querem despejar muitas coisas na taça). Foram fritas em azeite (dos poucos fritos que fazemos) e polvilhadas apenas com alguma canela (sem açúcar).

É 1kg de abóbora cozida para 1kg de farinha, fermento e se necessário junta-se água da cozedura da abóbora. Amassar e deixar levedar cerca de 1h. De resto junta-se as farinhas ou sementes que se quiser. Nem sempre fazemos igual, por vezes levam flocos de aveia ou sementes de chia. Acho que estas tb têm um pouco de camu camu e canela na massa

Convém que a maioria da farinha seja de trigo ou espelta (branca e/ou integral) para levedar bem. Depois juntamos outras coisas (cerca 200g por ex) para ficar mais nutritivo.

As sementes de tukmaria são parecidas com as de papoila, mas são ricas em ómega 3 (como a chia) e hidratadas tb formam uma película gelatinosa à volta como a chia.

Burguer de batata doce e quinoa


... com Arroz de Cenoura

A nossa querida Amiga Sandra Brandão fez e explica:
... adaptei um pouco...
uma porção de batata doce, era grande, devia ter 1 kg, cozi e reservei;
pus a quinoa demolho(metade de um pacote), depois cozi 20 mn com um pouco de sumo de limão. Num tacho coloquei uma cebola cortada fininha com alho em pó e azeite e passei um pouco no azeite.
Depois juntei um pouco de água para a cebola ficar mole, em seguida coloquei a quinoa bem escorrida e o puré da batata doce...coloquei oregãos, coentros, pimentas varias, sal, e envolvi... depois por fim coloquei farinha de arroz para os tornar mais duros... moldei cm as mãos e passei em farinha de linhaça e fritei em óleo bem quente....



As nossas dicas:
Assar a batata-doce que fica mais saborosa (mais ou menos 30 minutos no forno preaquecido). 
... cozer com casca de limão porque o sumo de limão cozinhado perde as vitaminas   
... usar alho fresco 
... pode assar ou grelhar os Burguers(mais saudável)

Búrguer de feijão a aveia


... com esparguete de espelta e feijão verde com salada de couve roxa e courguete

A nossa querida Amiga Catia Dias explica como fez os burguers:
 numa tijela coloquei feijão vermelho, ralei finamente uma cenoura e meia courguete;
 mexi bem com a mão a esmagar o feijão;
 adicionei sal, uma colher sopa de levedura, cominhos, e aveia a olho deixei repousar e voltei a mexer; também coloquei sésamo preto.
Servi o esparguete com molho feito com natas de aveia caseiras e temperadas com noz moscada.


Pizza com base de couve-flor



A nossa Querida Amiga Rita Faleiro Jahn fez e recomenda!

Receita [clique aqui]

agosto 26, 2015

agosto 24, 2015

Petiscos deliciosos... (IIII)

... da Nossa querida Amiga Cristina Rodrigues!

Quiche com tofu, cogumelos shiitake e alho-francês

Ingredientes:
1 chávena de farinha de trigo
1/2 chávena de farinha trigo integral
1/2 chávena de flocos de aveia
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 chávena de azeite
1 chávena de água
1-2 chávenas de tofu esfarelado (eu costumo usar tofu caseiro)
alho francês q.b.
cogumelos shiitake (eu uso dos desidratados, previamente demolhados)

Preparação:
Massa:
Mistura as farinhas e aveia, o fermento e o bicarbonato. Juntar o azeite a água e mexe até formar uma bola. Estende a massa e coloca-a no fundo de um prato de tarte. Apara a massa que sair fora do prato.

Recheio: Esmaga o tofu e tempera a gosto (por ex sumo limão, sal, molho soja) - pode deixar-se marinar umas horas. Deita esta preparação sobre a massa (se necessário juntar um pouco de leite de soja). Dispõe o cogumelo shiitake e as rodelas de alho-francês. Leva ao forno 30 minutos.

Petiscos deliciosos...(III)

... da Nossa querida Amiga Cristina Rodrigues!
  
Peixinhos da horta (veganos) feitos no forno

Cristina Rodrigues explica:
Farinha de trigo (ou espelta), acafrão (para dar cor amarela) e pode juntar-se um pouquinho de maisena para espessar mais e água. Faço a olho até ter uma consistência que dê para mergular o feijão cozido). Depois é dispor num tabuleiro com papel vegetal (sem sobrepor) e levar ao forno)

Petiscos deliciosos... (II)

... da Nossa querida Amiga Cristina Rodrigues!
Polenta no forno
A polenta eu faço com sêmola de milho e água. O resto é só temperos a gosto caso se queira. Normalmente faço um bocado a olho, mas é por ex uma chávena de sêmola e 3 chávenas de água. Misturar a sêmola na água a ferver (se tiver uso água de cozedura de legumes ou pode juntar-se um pouco de caldo de legumes) e misturar sempre para não ganhar grumos. Cozinhar em lume brando e mexer sempre, são cerca de 5m - se necessário colocar mais água. Temperar com sal e azeite (podem juntar-se ervas aromáticas), no final depois de desligar o fogão costumo juntar um pouco de levedura de cerveja. Depois é despejar numa taça ou tabuleiro retangular e espalhar bem. Deixar repousar 1h (ou pôr no frigorífico) e depois cortar do tamanho que se deseja. Untar um tabuleiro com azeite, salpicar um pouco mais de azeite em cima e levar ao forno a dourar (depois a meio pode virar-se para dourar de todos os lados). Às vezes corto em palitos e parece batatas fritas - a minha filha mais velha comeu algumas vezes a pensar que era batatas fritas.

Com a sêmola tb dá para fazer tipo puré, mas aí leva mais água e tem de ser consumida logo. Eu faço muitas vezes, que as minhas filhas adoram assim mole, além de ser super rápido e fácil de fazer quando se tem pouco tempo. Fica pronto em menos de 10m. A polenta há tb quem faça com farinha de milho. Quando me sobra sêmola tipo puré, depois para a refeição seguinte uso o resto para fazer polenta porque entretanto solidifica.


"A polenta é de origem italiana, preparada com farinha de milho. Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita. Pode ser recheada com vários molhos ou outros ingredientes, acrescentados enquanto ela ainda está mole................. na Ilha da Madeira, há um prato típico muito parecido, as papas de milho"

Petiscos deliciosos...


Polenta no forno                                                       Peixinhos da Horta

Quiche (vegana) com tofu,                                        Guacamole
cogumelos shiitake e alho-francês

... da Nossa querida Amiga Cristina Rodrigues!

Polenta:
A polenta eu faço com sêmola de milho e água. O resto é só temperos a gosto caso se queira. Normalmente faço um bocado a olho, mas é por ex uma chávena de sêmola e 3 chávenas de água. Misturar a sêmola na água a ferver (se tiver uso água de cozedura de legumes ou pode juntar-se um pouco de caldo de legumes) e misturar sempre para não ganhar grumos. Cozinhar em lume brando e mexer sempre, são cerca de 5m - se necessário colocar mais água. Temperar com sal e azeite (podem juntar-se ervas aromáticas), no final depois de desligar o fogão costumo juntar um pouco de levedura de cerveja. Depois é despejar numa taça ou tabuleiro retangular e espalhar bem. Deixar repousar 1h (ou pôr no frigorífico) e depois cortar do tamanho que se deseja. Untar um tabuleiro com azeite, salpicar um pouco mais de azeite em cima e levar ao forno a dourar (depois a meio pode virar-se para dourar de todos os lados). Às vezs corto em palitos e parece batatas fritas - a minha filha mais velha comeu algumas vezes a pensar que era batatas fritas
A polenta é de origem italiana, preparada com farinha de milho. Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita. Pode ser recheada com vários molhos ou outros ingredientes, acrescentados enquanto ela ainda está mole................. na Ilha da Madeira, há um prato típico muito parecido, as papas de milho
Peixinhos da Horta:
Farinha de trigo (ou espelta), acafrão (para dar cor amarela) e pode juntar-se um pouquinho de maisena para espessar mais e água. Faço a olho até ter uma consistência que dê para mergular o feijão cozido). Depois é dispor num tabuleiro com papel vegetal (sem sobrepor) e levar ao forno

Quiche:
Ingredientes: 1 chávena de farinha de trigo 1/2 chávena de farinha trigo integral 1/2 chávena de flocos de aveia 1 colher de chá de fermento 1 colher de chá de bicarbonato de sódio 1/4 chávena de azeite 1 chávena de água 1-2 chávenas de tofu esfarelado (eu costumo usar tofu caseiro) alho francês q.b. cogumelos shiitake (eu uso dos desidratados, previamente demolhados) Preparação: Massa: Mistura as farinhas e aveia, o fermento e o bicarbonato. Juntar o azeite a água e mexe até formar uma bola. Estende a massa e coloca-a no fundo de um prato de tarte. Apara a massa que sair fora do prato. Recheio: Esmaga o tofu e tempera a gosto (por ex sumo limão, sal, molho soja) - pode deixar-se marinar umas horas. Deita esta preparação sobre a massa (se necessário juntar um pouco de leite de soja). Dispõe o cogumelo shiitake e as rodelas de alho-francês. Leva ao forno 30 minutos.

Guacamole 
(abacate + azeite + 2 rodelas cebola + alho e temperos)

agosto 23, 2015

Estufado de seitan com cenouras e ervilhas



Pedro Costa Pedro Costa fez assim:
Marinei o seitan em alho, molho de soja, vinho tinto, pimentão, louro. Deixei a marinar de um dia para o outro. Depois fritei o seitan em cebola, alho, azeite e coloquei o molho da marinada. Deixei refogar um pouco, juntei tomate aos pedaços, polpa de tomate e depois as cenouras e as ervilhas... Deixei cozinhar. Retificar os temperos (sal, pimenta). Na hora de servir piquei coentros para cima
No puré: Usei natas de soja, margarina, sal, noz-moscada e um pouco de alho em pó.


Tania Sousa
Ainda ontem fiz, mas em vez de puré foi massa cozida... adoro seitan estufado. Pessoal é muito fácil fazer eu faço igual como fazia à carne, é cebola, azeite, polpa tomate, vinho branco, sal, pimenta e orégãos e pimentos às fatias ou como fez o Pedro cenouras e ervilhas e fico com um ótimo aspecto. Existe tantas receitas de comida tradicional que em vez da carne basta substituir com tofu, seitan, soja.

Dora S Conde C 
Seitan, tofu do barro, cenoura, ervilhas, lentilhas e cogumelos com couscous com milho e tomate cherry




Estas receitas são IGUAIS... só mudam a PROTEINA VEGETAL:   Tofu, seita, soja MARINAR SEMPRE...

DICAS Universo d@s Amig@s:

Seitan caseiro é HIPER-MEGA-SUPER-FÁCIL
- Amassar bem 250g de farinha com 250ml de água (na máquina de pão pode usar o programa “Massas” para amassar)

Temperar a gosto ou com:
Shoyu
Alho
Gengibre fresco ou em pó
Coentros
Salsa
Oregões
Funcho
Aipo
Cebolinho
ou outras ervas aromáticas

Se quiseres obter um aspecto igual ao do seitan de compra, substitui 50g de farinha de glúten por farinha de trigo integral. Não estranhes o aspecto esponjoso da massa.
Pré cozimento num pouco de água e temperos a gosto (gengibre, alho, louro, molho de soja). Coloca num tacho maior do que o volume da massa, pois o glúten chega a duplicar com a cozedura. Deixa cozer em lume brando cerca de 1h15, ou se preferires coze na panela de pressão em metade do tempo. Também se preferires diminuir o tempo de cozedura, divide a bola de massa em várias ou corta-a em fatias, mas tens de cozer em recipientes separados ou ter cuidado para que os pedaços não se colem durante a cozedura. No final é só cortar em fatias e usar nas receitas que quiseres. Aproveita a água da cozedura para juntar a sopas, cozer arroz ou adicionar a estufados. Com 250g de farinha glúten obténs 750g de seitan

O seitan caseiro conserva-se numa taça com o líquido da cozedura, ou em sacos de congelação bem fechados, 3-4 dias no frigorífico, mas também se pode congelar.


O segredo da marinada

agosto 22, 2015

Tofu assado e bem acompanhado!


...  com salada, arroz selvagem não me canso de fazer... acompanhar com batata assada com pele também adoro.
A nossa querida Amiga Teresa Fonseca fez o seu prato preferido e recomendamos!

Deixei a marinar o tofu um pouco em alho em pó, piripiri pó, açafrão, sal, sumo de limão, ketchup, noz moscada, pimenta, alecrim, ervas provençal. Assar.
Arroz selvagem com ervilhas, cozo o arroz em bastante água com folha de louro pouco sal, escorrer e passar por água para parar a cozedura, as ervilhas coloco quase no final da cozedura do arroz.
Salada biológica do quintal dos meus pais! tomate chucha, pimento verde, alface, cenoura (é comprada) temperada com azeite e vinagre de sidra, salpicada de oregãos e sementes de sésamo.

Simples e Perfeito!



A nossa Querida Amiga Vera Martins fez:

... batata cozida, feijão frade com molho verde (salsa e cebola picada, azeite e vinagre), couve roxa escaldada com umas gotas de vinagre balsâmico e rama de beterraba salteada em azeite e alho.

Sirva como Prato principal ou Acompanhamento.


Dicas: Marinadas e Temperos

Nutritional vegan pasta recipes
Os segredos desta receita são:

1º a marinada com o vinho tinto, o molho de soja(substitui o sal), pimenta/picante, alho picado, louro que lhe dão um sabor especial - que é fundamental para aromatizar a proteina(seitan, tofu, soja, leguminosas)
2º escorrer a marinada, para não empapar o molho
3º deixar apurar bem o molho para que o vinho dê um sabor agradável
4º Usar um BOM Molho de Tomate caseiro com pimentos
5º salpicar com levedura+amêndoas trituradas (ou queijo vegetal) ao servir
6º Oregãos e Manjericão!

*** Receitas de Marinadas


Bolo de Alfarroba



A nossa Querida Amiga Rita Faleiro Jahn fez este bolo delicioso, receita da nossa querida Cristina Ruivo! [clique aqui]


Pasta de tomate e pimentos vermelhos


... para Barrar no pão, comer com almôndegas ou massa

A nossa querida Amiga An Sophie explica como fez: 


No tabuleiro do forno meti papel vegetal a cobrir o fundo. Fiz com 2 pimentos vermelhos 4 alhos esmagados, 1,5 kg de tomates , 1 cebola as meias luas finas, duas ramas de alecrim.
A parte numa caneca 1/4 da caneca com calda tomate 2 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de açúcar de tâmaras, uma pitada de sal e pimenta.
Misturei e deitei por cima da mistura anterior e envolvi tudo. Foi ao forno por 2 horas a 160 graus. Depois Triturei no processador até ficar homogéneo.

Espetadas


... antes

A nosssa querida Amiga Andrea fez: Tão simples! Tão bom!

Tofu
Seitan
Pimentos
Cebola

Marinar o tofu com alho, limão, sal, pimenta e azeite; o seitan com pimentão e molho de soja...1 hora (se deixar de véspera melhor)
Depois colocar nos espetos cebola, pimentos, cebola, tofu, cebola, pimentos, seitan e repete até finalizar.
Na chapa bem quente assar e pincelar com uma mistura com manteiga alpro para cozinhar alho picado e salsa sempre virando...
Acompanhámos com courgete panada e batatas fritas.


.. depois!


Dica Universo d@s Amig@s:
pincelar com a marinada e espetar salsa/coentros/hortelã no tofu/seitan e colocar folhas de louro também nos espetos... 
 (as marinadas podem ser congeladas e/ou usadas para molhos)
Pode acompanhar com Batata assada/grelhada na chapa.
Se conseguir use ramo de loureiro para os espetos. 


agosto 21, 2015

Pizza Night!




A nossa Querida Amiga Carla Guerra fez: Deliciosa, simples e, claro, vegan. 
 faço sempre a olho, mas é mais ou menos 1 caneca de farinha, 1/2 caneca de água, 1 colher de azeite, sal e fermento de padeiro... molho de tomate, beringela assada e refogado em cebola e pimento verde. Nham!


agosto 12, 2015

"Iogurtes" de Tofu



https://www.facebook.com/photo.php?fbid=341997439333440&set=gm.726753267442002&type=1&theater

Tofu ao sésamo com...



... batata salteada com pimentão doce e legumes com creme de aveia. Delicioso!

A Nossa Querida Amiga Rita Faleiro Jahn fez e explica:

Tofu caseiro:
Coloco grãos de soja de molho (cerca de 250/300g) durante a noite. Trituro no liquidificador com a proporção duas medidas de água para uma de grãos. Depois, com um pano de algodão (preferencialmente uma musselina já fora de uso), coo e retiro a okara. Reservo. O líquido resultante (dá cerca de 2L) levo ao fogo até ferver e quando ferver junto nigari (cerca de duas colheres de chá, mas depois vou rectificando). Quando coalhar, deixo descansar um bocado e depois com uma escumadeira retiro o leite coalhado para um passador/escorredor forrado com um pano de algodão que deixe passar a água (por isso tenho uma vasilha por baixo do escorredor). Tapo com o pano e coloco um peso por cima. Vai ao frigorífico umas horas e já está!

Depois é o segundo passo da receita

Tofu ao sésamo com batata e legumes:

Cortar o tofu aos cubos e colocar numa marinada a gosto (usei molho de soja e condimentos vários: gengibre em pó, cravinho, tempero para saladas... o que tiverem em casa!). Saltear num pouco de óleo de côco em lume baixo e quando estiver douradinho colocar sementes de sésamo e deixar torrar um pouco.

Entretanto, noutra frigideira, colocar couve coração e bróculos (ou outros legumes a gosto) e saltear num pouco de óleo de côco e depois ir colocando água para não agarrar. Temperar a gosto (aqui levou pimenta caiena, canela, cravinho, cominhos em grão, gengibre, sal). No final, juntar as natas de aveia(pode fazer caseiras ***) e, se necessário (aqui foi) um pouco de goma guar(pode usar amido de milho) para espessar o molho. Rectificar os temperos a gosto.

Finalmente, na frigideira do tofu (depois de o retirar) colocar batata cozida às rodelas num pouco de óleo de côco e ir salteando. Temperar com pimentão doce e deixar criar uma crostazinha.

Empratar e... Bom apetite!


***
 "Natas" de aveia 
 Triturar 1 cháv de aveia(uso flocos) + 1 cháv de água; fica um creme que depois de aquecido engrossa ainda mais. Se acharem muito espesso adicionem mais um pouco de água ou de leite de aveia.

Creme de abóbora



A Nossa Querida Amiga Rita Faleiro Jahn fez este delicioso creme e explica:

Colocar uma cebola cortada aos quartos, cinco cenouras e um pedaço grande de abóbora a cozer em água com um pouco de sal.
Quando terminar, passar pela varinha mágica, colocar azeite, decorar com nata vegetal (neste caso de aveia) e terminar com umas pevides de abóbora por cima.

e... Bom Apetite!




agosto 11, 2015

O Melhor Bolo de Laranja do Mundo... da Cláudia



A nossa querida Amiga Cláudia Susana Ferreira confirma!
Se alguém ainda tinha dúvidas que o melhor bolo de laranja do Mundo é vegano deixo aqui a foto da receita do blog Universo dos Alimentos com uma cobertura um pouco diferente.
Dá para fazer bolo ou cupcakes. Eu cá gostei mais do aspeto dos cupcakes.

 No bolo pus uma camadinha de chocolate

A cobertura é com "queijo" creme vegetal, manteiga vegetal (uso creme vegetal da alpro), açúcar em pó (não costumo usar este adoçante mas desta vez teve que ser) e essência de baunilha. Como o bolo é de laranja raspei um pouco da casca de uma laranja e ficou com um sabor fantástico!
Então é assim: (esta quantidade deu para 16 cupcakes e um bolo pequeno) - 185 gr. de "queijo" creme - 45 gr de creme vegetal - 1/2 colher de café de essência de baunilha - 65 gr. de açúcar em pó peneirado Coloca-se o queijo, a essência e a manteiga e bate-se a uma velocidade média/alta até ficar um creme leve e fofo, depois adiciona-se o açúcar aos poucos. Mexe-se bem para combinar. Eu acrescentei raspa da casca da laranja

Receita no Universo dos Alimentos


Fussili com tofu, cogumelos, brócolos e cenoura em molho de natas



https://www.facebook.com/photo.php?fbid=424924771049615&set=gm.810867555697239&type=1&theater

Bolo de Chocolate







https://www.facebook.com/photo.php?fbid=377326962458713&set=gm.753461924771136&type=1

Bolonhesa de Seitan




https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10203476177145469&set=gm.810858339031494&type=1

agosto 10, 2015

Lasanha de cenoura



A nossa querida Amiga Ana Bonito fez esta deliciosa lasanha. Simples!

Faz-se um refogado de cebola picada e azeite. Junta se cenoura ralada.

Coloca as placas por cima...
Molho bechamel com bebida de aveia e natas de soja.
Sementes de sesamo por cima.



DICA: Esta é a receita perfeita para fazerem com TODOS os legumes, leguminosas trituradas grosseiramente, tofu, seitan, ... 


Salada de alface tomate cherry rabanetes laranja beterraba sesamo regada com azeite sal rosa.

Bom Apetite!

Burguer de Tofu


.. com sementes de linhaça, arroz de cenoura e ervilhas com batatas fritas ! Ótimo

A nossa querida Amiga Critiana explica como fez:
Simples!
 Usei um pouco de tofu, mais precisamente uma tirinha grossa. Esmaguei, juntei duas colheres de farinha de trigo, sal, orégãos, noz-moscada, caril e salsa picada. Demolhei um pouco as sementes e juntei também. Com as mãos amassei tudo até estar bom para moldar. Untei as mãos com um pouco de óleo e moldei. Depois fritei em óleo.

Acompanhou com arroz de cenoura e ervilhas.

e fica óptimo também com uma bela saladona...

O meu Arroz!


A nossa Amiga Lourdinhas explica... tão simples e delicioso!

1 medida de água a ferver (temperada a gosto) ou caldo de legumes e adiciono 1 medida de arroz integral demolhado, sempre, deixo levantar de novo fervura mexendo sempre, baixo o lume e quando estiver quase sem água, deito mais uma medida de água, tapo e deixo cozer uns 15 min em lume baixo.
é um tipo risotto que gosto muito...
Servir com salsa, coentros picados e raspa e sumo de limão!

[Dica do meu neto: adicionar raspa de limão, tapar, deixar descansar uns minutos e servir. Maravilhoso!]

Salada de Grão


A nossa querida Amiga Paula Pacheco ...

A receita perfeita é aquela que é só misturar tudo e comer...!

Grão cozido q.b.
1 Tomate
1 Cenoura
2 Batatas pequenas em cubos (cozidas)
Folhas de Alface q.b.
1 c.(sopa) Bagas de Goji
6 Azeitonas
Salsa q.b.
1 c. (sopa) levedura de cerveja
azeite, vinagre cidra, sal

Misturar tudo e...está pronto!

Kebab



A nossa querida Amiga Melli Marcia fez e explica

 O pão é comprado e sem gluten biologico aqui numa lojinha.
Dentro leva alface cortada miudinha .comprei duas salsichas veganas alorei em oleo de côco com tomate cherry, cebola roxa, alho, pimenta vermelha, salsa ....(o tempero varia de pessoa pra pessoa ) Depois fatiei a salsicha vegana numa fatiadora aqui de casa ...mas existem raladores que fazem o mesmo efeito.
E voilá kebab vegano ...o próprio molho dos vegetais dentro do pão e com os ingredientes ...não necessitam de mais molho nenhum adicional.

Receitas de Pão caseiro

agosto 08, 2015

Sopa "Bonito"



A Nossa Querida Amiga Ana Bonito fez esta deliciosa sopa para ... o pequeno-almoço!
Bom Apetite!

Simples e nutritiva: Cozer, triturar, temperar com sal( a Ana usou sal rosa) e está pronta a comer. Salpique sementes de abóbora, tempere com azeite extravirgem e enfeite com manjericão!
Bom Apetite!




Dicas do Universo:
Se quiser fazer uma sopa menos calórica e mais nutritiva use 1 courgette inteira e só batata doce, menos calórica do que a branca.
Use amis e varie nas sementes: de chia, sésamo, cânhamo, alfafa, papoila, nutritivas, com bons óleos omega, muita fibra, boas para emagrecer.