setembro 12, 2016

Burguer

A nossa querida Amiga Carolina Gomes‎ fez a receita do livro "Cozinha Vegetariana para quem quer poupar"

Ingredientes
- 1 batata doce grande cozida (200gr)
- 2 chávenas de grão cozido (400gr)
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- 1 ramo de salsa
- azeite q.b.
- 2 colheres de sopa de linhaça moída
- 1 c. café de sal marinho
- 1 c. café de cominhos e 1 c. café de pimentão-doce
- Pimenta-de-caiena q.b.
- 4 a 6 c. Sopa de pão ralado, mais um pouco para panar
- sementes de sésamo para envolver

1. Esmague a batata-doce com um garfo e reserve.
2. Escorra bem o grão, retire as cascas soltas e esmague com um garfo ou com a varinha mágica, por cerca de 1 minuto, até obter uma pasta granulosa e espessa.
3. Pique a cebola, o alho e a salsa finamente.
4. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e salteie o alho e a cebola, até ficar translúcida e macia. Junte a batata, o grão, a linhaça, o sal, a salsa, os cominhos, o pimentão-doce e pimenta-de-caiena, envolvendo bem. Deixe cozinhar durante cerca de 3 minutos, sem parar de mexer. Apague o leme e adicione o pão ralado (deve ficar uma massa compacta e moldavel).
5. Deixe a massa arrefecer e molde os hambúrgueres: retire uma porção da massa, faça uma bola e achate-a. Repita o processo até terminar a massa. Passe os hambúrgueres por pão ralado e sementes de sésamo.
6. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e grelhe os hambúrgueres, dos dois lados, até dourarem. Se preferir, leve os hambúrgueres ao forno pré-aquecido a 200ºc por cerca de 15 minutos, na função de grelhador. Sirva no prato ou no pão, guarnecidos com tomate e alface.
Nota: pode usar esta massa para fazer pastéis de grão, em substituição dos tradicionais pasteis de bacalhau. Neste caso, não adicione pão ralado, molde em formato de pastéis ou bolinhas e leve a fritar em óleo ou azeite abundante.

Encomendas através desta página ou do email livro.vegetariano@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário