agosto 23, 2015

Estufado de seitan com cenouras e ervilhas



Pedro Costa Pedro Costa fez assim:
Marinei o seitan em alho, molho de soja, vinho tinto, pimentão, louro. Deixei a marinar de um dia para o outro. Depois fritei o seitan em cebola, alho, azeite e coloquei o molho da marinada. Deixei refogar um pouco, juntei tomate aos pedaços, polpa de tomate e depois as cenouras e as ervilhas... Deixei cozinhar. Retificar os temperos (sal, pimenta). Na hora de servir piquei coentros para cima
No puré: Usei natas de soja, margarina, sal, noz-moscada e um pouco de alho em pó.


Tania Sousa
Ainda ontem fiz, mas em vez de puré foi massa cozida... adoro seitan estufado. Pessoal é muito fácil fazer eu faço igual como fazia à carne, é cebola, azeite, polpa tomate, vinho branco, sal, pimenta e orégãos e pimentos às fatias ou como fez o Pedro cenouras e ervilhas e fico com um ótimo aspecto. Existe tantas receitas de comida tradicional que em vez da carne basta substituir com tofu, seitan, soja.

Dora S Conde C 
Seitan, tofu do barro, cenoura, ervilhas, lentilhas e cogumelos com couscous com milho e tomate cherry




Estas receitas são IGUAIS... só mudam a PROTEINA VEGETAL:   Tofu, seita, soja MARINAR SEMPRE...

DICAS Universo d@s Amig@s:

Seitan caseiro é HIPER-MEGA-SUPER-FÁCIL
- Amassar bem 250g de farinha com 250ml de água (na máquina de pão pode usar o programa “Massas” para amassar)

Temperar a gosto ou com:
Shoyu
Alho
Gengibre fresco ou em pó
Coentros
Salsa
Oregões
Funcho
Aipo
Cebolinho
ou outras ervas aromáticas

Se quiseres obter um aspecto igual ao do seitan de compra, substitui 50g de farinha de glúten por farinha de trigo integral. Não estranhes o aspecto esponjoso da massa.
Pré cozimento num pouco de água e temperos a gosto (gengibre, alho, louro, molho de soja). Coloca num tacho maior do que o volume da massa, pois o glúten chega a duplicar com a cozedura. Deixa cozer em lume brando cerca de 1h15, ou se preferires coze na panela de pressão em metade do tempo. Também se preferires diminuir o tempo de cozedura, divide a bola de massa em várias ou corta-a em fatias, mas tens de cozer em recipientes separados ou ter cuidado para que os pedaços não se colem durante a cozedura. No final é só cortar em fatias e usar nas receitas que quiseres. Aproveita a água da cozedura para juntar a sopas, cozer arroz ou adicionar a estufados. Com 250g de farinha glúten obténs 750g de seitan

O seitan caseiro conserva-se numa taça com o líquido da cozedura, ou em sacos de congelação bem fechados, 3-4 dias no frigorífico, mas também se pode congelar.


O segredo da marinada

Sem comentários:

Enviar um comentário